Sobre / About

João Henrique Valerio ou Jhoao Henr, nasceu em 1982 na cidade de São Paulo, é artista plástico, teve sua formação artística influenciada pelo caos visual da cidade e pelo espaço público, palco de múltiplas expressões.
Na década de 90, com a ascensão crescente da “pixação” em São Paulo, a tipografia original da cidade foi grande influência para seus primeiros traços e deu vazão à sua necessidade de expressão.

Em 2005, Jhoao H deu início a uma nova relação com o espaço público, desta vez aprendendo e desenvolvendo técnicas para a tentativa de construção de um trabalho de expressão mais ampla, tendo uma evolução notável no ano de 2009. Com uma composição orgânica sútil de cores e formas, seu trabalho ganhou um caráter mais sério e expressivo, se expandindo para suportes variados como a tela, madeira e escultura.  Sua pintura tem como base de pesquisa os fluídos extra físicos, suas influências sobre a matéria e o poder visual das cores, juntamente com seus significados. As cores frias, como o violeta, representam a espiritualidade e o despertar da consciência, a polaridade positiva da vida, estão geralmente presentes em suas composições, contrapondo com cores quentes, como o vermelho, representantes das paixões mundanas e da polaridade negativa da vida. Em 2013 surgiu a pesquisa ”Da Sombra a Luz”, o titulo que resume a intenção técnica e poética do trabalho multimídia do artista visual, também pode ser considerado em seu sentido literal.  A composição harmônica de elementos paralelos (a sombra e a luz, a pintura e a fotografia) integram um único cenário.  Abordando a poética do trabalho de pintura do artista de forma “tridimensional”. A intenção é questionar a existência de realidades paralelas e suas influências, onde dentro deste cenário um único indivíduo atuará em mais de uma dimensão.  Assim como o artista acredita que somos perante a existência.

Com um conceito mais claro, o artista pintou murais em várias cidades do Brasil, na Argentina (Buenos Aires e La Plata – 2010), na cidade de Paris (2013) e na cidade de Barcelona (2013).  Fez sua primeira mostra individual,no ano de 2010, na cidade de Campinas, em São Paulo, na galeria Perimetro Urbano, no bairro de Cambuí. Entre as exposições coletivas que participou estão a “Novos Ares” na Coletivo Galeria em São Paulo (2008), “Cultura Hip Hop” no Memorial da América Latina em São Paulo (2009), “Small is Beautiful” (2009) em Londres e “OPNI CoMvida” na galeria A7MA em São Paulo (2015).

CONTATO / CONTACT:   [email protected]

55 11 991354884

H&H Color Lab